terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como planejar e alcançar o que se planeja

Como planejar e alcançar o que se planeja
Texto base. Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade. Pv 21:5

Introdução. Que tudo se realize no ano que vai nascer... Esta é a expressão do desejo das pessoas quando olham para o futuro, realização. Todos querem alcançar os objetivos e comemorar a vitória, porém para isto se tornar realidade não basta a crendice popular, nem esperar pelo destino e muito menos que isto aconteça por acaso. Para chegar lá é necessário projetar e executar. No texto bíblico de introdução a bíblia valoriza tanto o planejamento cuidadoso que o liga com a fartura ou a falta dela, a fome. O projeto bem feito leva ao sucesso ou a falta dele. Vitória ou derrota pode estar ligada ao projeto e a execução dele em nossas vidas.

1-Para planejar e alcançar, o planejamento deve ser ousado, mas não irreal. Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade. Provérbios 21:5. Sonhar com um pé na realidade, porém não ser tão realista a ponto de ficar preso nas impossibilidades. Ser ousado e cuidadoso ao mesmo tempo, pois um projeto mal feito ou um projeto irreal é um projeto inexecutável, logo, um planejamento que não se realiza traz frustração. É preciso ser realista positivo e não realista negativo. Além disto, é preciso projetar o futuro levando em consideração o preço a pagar pelo projeto e os benefícios que terei na execução deste projeto.

2-Para planejar e alcançar não se pode desistir por causa do ônus. Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Hebreus 10:38 . O escritor da carta aos hebreus estava discorrendo a respeito do preço que eles estavam pagando para sustentar a fé, pois eram dias de perseguição implacável aos cristãos. O escritor animou-os a continuar com perseverança, pois a recompensa seria muito grande. É preciso saber que toda a execução de projetos vai demandar ônus e terá um preço a pagar. Não se pode desistir por não se estar disposto a pagar o ônus. O preço da execução do projeto precisa ser pago, caso contrário este projeto não se realizará. Qual é o preço que você terá que pagar para realizar seus sonhos? Talvez tenha que abrir mão de momentos de lazer, abrir mão de algum conforto, perder sono estudando, investir financeiramente entre outros. Avalie qual é o preço e pague!

3-Para planejar e alcançar deve-se focar na realização. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. João 16:21. Toda a execução de projetos traz realização, bônus, alegria, senso de missão cumprida e finalmente, se alcança o que se buscou por muito tempo e com muita luta. O exemplo bíblico da mãe em trabalho e parto é muito propício para falarmos de preço a ser pago e benefícios alcançados. Nos momentos de dificuldades na execução do projeto é preciso sonhar com o os benefícios da realização mais do que ficar focado no preço que se está pagando. Se as dificuldades na caminhada da conquista são supervalorizados as forças se esvaem, porém se for focada a realização a força aumenta.

4-Para planejar e alcançar preciso da ajuda de pessoas. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Ec 4:9-10. Planejar o futuro em uma jornada solitária é um grande erro. Ao planejar meu futuro preciso contar com a colaboração de muitas pessoas. Planeje seu futuro ao lado de pessoas saudáveis, verdadeiras e que caminhem a caminhada da fé com dedicação. O melhor grupo para estar conosco em nosso futuro é o grupo de pessoas que nos ama e que quer o melhor para nós. Um grupo de pessoas que não vai ter ciúmes quando você alcançar seu sonho, porém vai festejar com você a vitória.

5-Para planejar e alcançar preciso da ajuda de Deus. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. Isaías 41:13. Planejar o futuro com a certeza de que Deus nos ajudará é garantia de sucesso e muito reconfortante.

Conclusão. A vida de uma pessoa de Deus que conquista grandes coisas é uma vida de planejamento cuidadoso e de execução deste planejamento mesmo que custe caro, mesmo que custe o conforto por algum tempo, mesmo que custe a oposição de alguém que não aceita ou não entende nossos planos e nossas motivações cristãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário