segunda-feira, 18 de julho de 2011

Deixando marcas

Deixando marcas
Texto base. João 13:35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.Mateus 7:20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

Introdução. Deixar marcas nas outras pessoas é inevitável. Todos de alguma maneira marcam alguém seja positivamente ou negativamente. Jesus marcou profundamente a vida de quem estava ao seu redor a ponto de não ter caído no esquecimento no passar dos milhares de anos, pelo contrário, a Cristianismo está mais vivo do que nunca. Assim também Jesus nos orientou a deixar marcas nas vidas através do amor.

1-Marcas positivas ou negativas? 2Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Luiz era um rapaz jovem, bonito, loiro e de olhos azuis. Tinha um grande talento para a música. Era extrovertido e brincalhão. Chegou à nossa igreja em Teutônia vindo de uma cidade da fronteira com a Argentina. Á primeira vista parecia uma pessoa feliz e resolvida, porém conhecendo-o mais profundamente se percebeu a realidade. Ele chorava todos os dias de saudades de seu filho de dois anos. Ele estava separado legalmente da mãe do seu filho. Era um rapaz que explodia em ira a ponto de quebrar os poucos móveis que tinha em casa. Além disto, havia chegado a nossa cidade fugindo de outros municípios por estar devendo em todo o comércio. Não demorou para esta característica aparecer na própria cidade e logo estava em difícil situação. Em resumo, por onde este moço passou deixou um rastro de problemas, marcas negativas por todos os lados. É o tipo de pessoa que se não mudasse seria um favor não tê-lo por perto. Mas graças a Deus veio a transformação. Começamos discipular este jovem ensinando-o sobre as coisas de Deus. Entramos em contato com sua ex-esposa e falamos da transformação que ele estava tendo, então ela se aproximou para ver e reataram a união. Eles são casados pela segunda vez entre eles mesmos. Tiveram mais dois filhos, uma próspera empresa e hoje são pastores. Hoje dedicam suas vidas para deixarem marcas positivas na vida de centenas de pessoas. Como diz o texto acima; quem está em Cristo é uma nova pessoa, as coisas velhas passaram e tudo se faz novo.

2-Nossa marca pode salvar uma vida. O que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! Atos 3:6. Pedro deixou uma marca maravilhosa do poder de Deus na vida deste homem. Não podemos dar o que não temos, porém podemos dar o que temos. O grande problema é que geralmente não sabemos o que realmente temos através de Deus. Quem diria que Pedro tinha o milagre para dar àquele homem? Veja a seguir o poder da marca da honra e do amor. Uma professora negra americana decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia deixado. Ela presenteou cada um, com uma faixa azul, impressa com letras douradas, na qual se lia; “Quem sou deixa marca.” Por fim, ela decidiu fazer um projeto de aula para ver o impacto que o reconhecimento teria na comunidade. Deu a cada aluno mais três faixas azuis e lhes pediu que levassem adiante esta cerimônia de reconhecimento. E que deveriam acompanhar os resultados, ver quem premiou quem, e informar à turma no final de uma semana. Um dos alunos encontrou um jovem executivo de uma empresa local e falou-lhe sobre o projeto e que gostaria de honrá-lo por estar em tal função sendo tão jovem. Em seguida deu-lhe as duas faixas azuis extras para que encontrasse alguém a quem premiar. Mais tarde, nesse mesmo dia, o jovem executivo foi ver seu chefe que tinha reputação de ser uma pessoa amargurada, e lhe disse que o admirava profundamente por ser um gênio criativo e levou mais uma faixa azul para honrar alguém. Nessa noite, o chefe chegou em casa, sentou- se com seu filho de 14 anos, e lhe disse: Hoje me aconteceu algo incrível! Eu estava no meu escritório e um de meus empregados veio e me disse que me admirava; então me deu uma faixa azul por me considerar um gênio criativo. Deu-me uma faixa extra e me pediu que encontrasse alguém mais a quem premiar. Quando eu estava dirigindo para casa esta noite, comecei a pensar a quem poderia premiar com esta faixa, e pensei em ti. Quero premiar a ti. Meus dias são muito agitados e quando venho para casa, não te dou muita atenção; grito contigo por não tirar boas notas e pela desordem em teu quarto. Por isso, esta noite, só quero sentar-me aqui e te dizer que és muito importante para mim. O garoto surpreendido começou a chorar. Olhou para seu pai e entre lágrimas lhe disse: Papai, momentos atrás me sentei em meu quarto e escrevi uma carta para ti e para mamãe, explicando porque tinha tirado minha vida, e lhes pedia que me perdoassem. Pensei que não se importassem comigo. A carta está lá em cima, mas não creio que eu vá precisar dela, depois de tudo o que conversamos. Nossa marca pode significar vida ou morte em alguns casos.

3-O desejo de deixar marcas positivas nos leva a superação. Filipenses 2:17 Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo. Paulo disse que estava disposto a superar tudo em favos das marcas positivas que deixaria na igreja. Veja o Caso Vitória conforme vídeo mostrado. (http://www.youtube.com/watch?v=igu7PlChAmc). A menina Vitória tem uma doença rara, mas achou um meio de deixar marcas nas vidas de muitas crianças através da sua liderança de célula.

Conclusão. Nosso encargo é deixar marcas positivas na nossa geração. Atos 13:36 Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção. Davi deixou marcas positivas em sua geração. Nós também fomos chamados para deixar nossa marca em nossa geração. Deixar marcas positivas, marcas de bênçãos, marcas de amor na vida das pessoas que estão a nossa volta

Nenhum comentário:

Postar um comentário