sábado, 13 de abril de 2013

Onde està Deus ?

os dias: “Onde está o seu Deus?”


Introdução. É fácil explicar a vida de um ponto de vista de paz e prosperidade, porém é difícil explicar a vida diante de problemas e dificuldades. É fácil falar de fé e de um Deus poderoso diante de bênçãos e portas abertas, porém é difícil explicar nossa fé em Deus quando as coisas não estão indo bem. Tudo fica ainda pior quando alguém que desaprova nossa fé e nossa maneira de servir a Deus por algum preconceito religioso pergunta: “onde está o teu Deus agora”? Mas o problema se torna ainda maior quando nossa fé é abalada e nós mesmos nos perguntamos: “onde está Deus agora”? Onde está Deus nos momentos de dificuldades que passamos? Onde está Deus quando mais precisamos dele? Será que há momentos em que Deus se afasta de nós? Será que há períodos na vida que realmente andamos sozinhos sem a ajuda e a proteção de Deus?



1) O papel da fé na luta entre a razão e a emoção diante dos problemas. No salmo 42 o salmista descreve a luta no coração de uma pessoa que serve a Deus diante dos problemas da vida. Sl 42:3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite. Aqui ele apresenta o desespero da emoção, da alma diante das aflições. Quando temos grandes problemas geralmente perdemos controle emocional e nos desesperamos. Então a alma irracional grita. Sl 42: 9 Digo a Deus, minha rocha: por que te esqueceste de mim? É difícil admitirmos, mas quantas vezes nos perguntamos isto? Nós nos perguntamos o porquê de Deus ter permitido certos problemas. Na sua luta entre a alma emocional e passional com sua mente racional e pautada na palavra de Deus, o salmista toma controle da situação. Sl 42:11 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Num momento de lucidez o autor percebe a confusão interior gerada pelas aflições sem achar uma causa plausível e submete a sua emoção à fé racional. Assim como fazemos ao aconselhar uma pessoa confusa e desesperada o salmista fez com sua própria alma, com sua emoção dizendo: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei”. Espera em Deus, pois ainda o louvarei! Diante do desespero, diante da confusão emocional, diante da pergunta das pessoas “onde está o teu Deus” eu preciso parar tudo e dizer a mim mesmo; “espera em Deus”! Com esta declaração o salmista estava dizendo que aquele ainda não era o fim, aquelas aflições não iriam acabar com ele, pelo contrário, iria esperar em Deus, pois ainda o louvaria! A vitória viria. Se nós permitirmos a alma em desespero dirigir nossas vidas nos momentos de aflição perderemos a batalha, mas se submetermos nossas emoções, nossa alma à fé pautada na razão pela palavra de Deus então venceremos e louvaremos a Deus pela vitória.

2) Onde está Deus nos momentos de aflições? Salmos 91:15 Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. Deus está conosco se assim o desejarmos e se clamarmos por ele.

a) Onde está Deus quando estou afundando no mar da vida? Pedro passou por um momento de medo e de aflição e teve uma experiência maravilhosa. MT 14: 30-31 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? Pedro seguiu a orientação do salmo 91:15, ele clamou ao Senhor quando estava em aflição e foi socorrido. Geralmente as pessoas se perguntam: se Deus está comigo, porque aconteceu este problema? Se Deus estava com Pedro porque ele afundou? A bíblia diz que Pedro afundou porque reparou na força do vento e teve medo. A explicação para os momentos em que afundamos na vida está mais ligada aos nossos medos e falta de fé do que na pessoa de Deus. A diferença entre aqueles que servem a Deus e os que não servem não está no fato de não afundarem ou de não terem problemas e sim no fato de terem a mão de Deus para ajudá-los a sair dos problemas e não afogarem no mar da vida.

b) Onde está Deus quando a tempestade atinge minha vida? At 27: 20 E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento. At 27: 23-25 Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito. O primeiro versículo resume o sentimento de muitas pessoas. Já faz um bom tempo que não vêem sol nem estrelas e a tempestade dissipou-lhes a esperança. Muitos diriam: “se Deus estivesse comigo o meu barco não iria afundar”. Paulo buscou a Deus e a resposta que teve indicava que o projeto que Deus tinha para ele não acabaria ali, pelo contrário o projeto de pregar em Roma aconteceria. O barco afundou, mas o projeto de Deus não. Há alguns barcos em algumas áreas da nossa vida que afundam às vezes, mas isto não é o fim. Deus dá novas oportunidades e cumprirá seu projeto em nós. At 27:44 Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra. Embora o barco tenha afundado todos se salvaram. Embora alguns projetos nossos não aconteçam, o importante é que ao final o projeto de Deus aconteça.

3) Deus está comigo em todos os momentos sejam eles bons ou ruins. Is 43: 2-3a Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador. Esta passagem não diz que não passaremos pelo fogo da provação, mas diz que quando

Nenhum comentário:

Postar um comentário