terça-feira, 11 de agosto de 2015

Libertando se da rebeldia

ESTUDO 20:  LIBERTANDO-SE DA REBELDIA

Lc 15.11-13 : Jesus continuou: Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: “Pai, quero a minha parte na herança”. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha e foi para uma região distante e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.

    Inicie este estudo dando oportunidade para que seus discípulos definam o que é ser rebelde. A seguir, explique que rebelde é a pessoa que não obedece, que não se sujeita a autoridades, a leis, regras ou princípios.  Temos um exemplo acima de rebeldia no seio da família, do filho que se rebelou contra a autoridade do pai e exigindo antecipadamente sua parte na herança. Além disso, o filho rebelde foi viver numa terra distante da casa do pai e se entregou a uma vida dissoluta.

    O pai desta Parábola representa o nosso Deus e Senhor. O filho rebelde pode representar qualquer dos discípulos presentes à sua célula. O filho rebelde é aquele que quer a herança, as bênçãos do Pai, mas que se recusa a viver sob a autoridade e os princípios estabelecidos por Deus.

    O fruto da rebeldia tem gosto amargo.  Você sabe o que é alfarroba? Era o fruto que o filho rebelde queria comer, mas não podia, porque a prioridade era alimentar os porcos dos quais ele cuidava. Alfarroba era a pior comida para um porco – dada pelos criadores em último caso, quando não houvesse outra alternativa. A ficha caiu para o filho rebelde quando se deparou com esta realidade e se lembrou da fartura da casa paterna. Registre isto no seu coração: a rebeldia sempre produz um fruto muito amargo.

    O deserto é o lugar dos rebeldes.  Você sabe quantos dias a pé Israel levou do Sinai até Cades-Barnéia? Somente onze dias (Dt 1.2).  Um caminho que poderia ser tão rápido e que durou cerca de quarenta anos por causa da rebeldia do povo de Israel. Se você não quer ficar confinado no deserto então trate de abdicar a toda rebeldia em sua vida.

    Em Salmo 68.6, lemos: Deus dá um lar aos solitários, liberta os presos para a prosperidade, mas os rebeldes vivem em terra árida. Note por estas palavras que Deus tem um sério problema com a rebeldia. Tão sério que o melhor que podemos fazer é guardar nossos corações de todo e qualquer indício dela. Entenda, para o crente rebelde não há bênção, não há vitória, não há conquista, mas há deserto e aridez.

    Deus não quer filhos rebeldes no meio do Seu povo!  Não é a toa que o Senhor declarou pelo profeta Samuel que a rebeldia é como o pecado da feitiçaria . O texto bíblico que mencionarei a seguir pode chocar seus discípulos. No entanto, mostra como a rebeldia é grave aos olhos do Senhor:

Se um homem tiver um filho obstinado e rebelde que não obedece ao seu pai nem à sua mãe e não os escuta quando o disciplinam, o seu pai e a mãe o levarão aos líderes da sua comunidade, à porta da cidade e dirão aos líderes: Este nosso filho é obstinado e rebelde. Não nos obedece! É devasso
e vive bêbado. Então todos os homens da cidade o apedrejarão até a morte. Eliminem
 o mal do meio de vocês.
(Dt 21.18-21)

    A rebeldia de um filho era reputada pela Lei como um crime capital!  O filho obstinado e rebelde, que não demonstra nenhuma propensão a mudança seria condenado pelos juízes da sua comunidade e eliminado da nação.  Por outro lado a Parábola do Filho Pródigo mostra que Deus é misericordioso para com o rebelde que se arrepende e que humildemente busca o perdão do Pai.

    Dê oportunidade hoje a que os discípulos reconheçam se têm sido rebeldes para com Deus ou para com as autoridades instituídas por Deus (inclusive os discipuladores!). Certifique-se de que nenhum deles seja “obstinado e rebelde”. Jesus é nossa inspiração – obediente até a morte.

    Dê oportunidade aos novos de confessarem a Jesus como Senhor.

    Na unção da colheita de Frutos Fiéis,

    Seus pastores.
Cades Barnéia foi o lugar onde o povo de Israel ficou estacionado enquanto os doze espias foram percorrer a terra. Era uma localidade já próxima de Canaã, às portas do território que deveria ser conquistado pelo Povo de Deus.
No contexto da rebeldia do rei Saul, em I Samuel 15.23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário