segunda-feira, 8 de junho de 2009

: LIBERTANDO-SE DA INCREDULIDADE
Uma fé autentica impressiona o nosso Deus

Hb 11.6: Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.


. O apóstolo Paulo testemunhou que tanto Timóteo, como sua mãe Eunice e avó Loide tinham uma fé não fingida (II Tm 1.5). A “fé fingida” é uma maquiagem para a incredulidade – as pessoas que têm espírito de religiosidade são adestradas no uso de máscaras.

A fé que impressionou a Jesus
. Jesus ficou impressionado com a fé do centurião romano que creu que Ele poderia curar seu empregado mesmo sem entrar em sua casa (Lc 7.6-10). Admirou-se também da fé da mulher Cananéia que suplicou insistentemente pela libertação da filha, apesar da aparente recusa do Messias em atendê-la (Mt 15.21-28).

Jesus indignado com a incredulidade das pessoas.
Em Mateus 17.17, Jesus demonstra seu desapontamento pela incredulidade ser característica preponderante naquela geração com a qual lidava (Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês?). Um dos episódios quando Jesus precisou lidar com a incredulidade está relatado em Marcos 3, quando Jesus curou uma pessoa que tinha a mão mirrada. O texto conta que Jesus ficou profundamente entristecido por causa da incredulidade deles (ou dureza de coração).
Como saber se a fé que você tem é autêntica ou fingida?

ComoSó há uma maneira, observando sua postura diante das provações.
Há um texto em Provérbios que afirma: Se te mostras fraco no dia da angústia, tua fé é pequena. (Pv 24.10). Portanto, é na dificuldade que demonstramos fé autêntica ou incredulidade. Inclusive, a dificuldade serve para nos exercitar na fé e faze-la crescer.
Orar sem convicção
Atos 12, 5 Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja [orava] com insistência a Deus por ele.
15 Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, assegurava que assim era. Eles então diziam: É o seu anjo.
16 Mas Pedro continuava a bater, e, quando abriram, viram-no e pasmaram
Deus é honrado pela nossa fé nEle
Hebreus 11, 16 Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

A fé que suporta!

33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões,
34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros.
35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões.
37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados
38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

Habacuque 3, 17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja [gado].




Levi Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário