quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Agitaçao

Agitação e Inquietude
Êxodo 5.1-11

Neste texto observamos algo que Faraó fez quando o povo pela primeira vez decidiu adorar o Deus Todo-Poderoso. O povo era escravo e fabricava tijolos. Faraó aumentou o trabalho deles para que ficassem cansados e sem disposição para adorar por causa da fadiga. Esta foi a estratégia de Faraó! Hoje a estratégia do inimigo é a mesma, ele arruma muito trabalho para que o povo não tenha tempo de buscar ao Deus Todo-Poderoso.

Deus quer nos fazer descansar - Salmo 23.3
Como saber se estamos debaixo da agitação e da inquietude ? Ambos acabam com o nosso humor! O paulistano tem fama de trabalho, não tenho tempo para nada!

Vamos ver se você é escravo do trabalho
TESTE
-Você dá impressão que sempre está com pressa?
- Você usa o seu dia de folga para compensar o atraso do seu serviço?
-Pessoas pedem para você diminuir seu ritmo?
- Você tem um sentimento de culpa quando esta descansando. Precisa ficar doente para descansar?
- Seu material de trabalho é o que você lê no banheiro?
- Todos os cartões de natal vem dos seus clientes, a tua família diz que você esta sempre sem tempo?

Não é o tipo de vida que Deus para nós
Salmo 127. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.
O problema não é o trabalho e sim o excesso dele.

Deus quer que tenhamos descanso! (no espírito, na alma e no corpo)
Ele é o Senhor e quer nos levar a águas de descanso!
Precisamos ler o manual de instrução! A Bíblia é o nosso manual, geralmente ninguém gosta de ler manual!Como podemos cuidar melhor do nosso espírito, alma e corpo sem ler o manual?

Salmo 23.3 - a ovelha reconhece que seu pastor a leva para águas de descanso!

- Valor do trabalho e valor do descanso - vivemos numa época de super ativismo, criança de 7 a 9 anos de hoje recebe mais informação do que uma pessoa de 60 anos atrás!
Vamos seguir o conselho de Deus!

1-Eu preciso reconhecer o meu próprio valor!
Desempenho não representa o valor pessoal

Quando você conhece uma pessoa você pergunta o nome e em seguida o que você faz, qual sua profissão! Valor pessoal não é resultado da sua profissão! Valor pessoal não é resultado da profissão! Muito não foram educados da forma correta! Sua inteligência é diferente do método da escola, sua inteligência é criativa e não linear! O fato de você tirar notas ruins, não significa que você não seja inteligente!

Muitas pessoas sofrem desvalorização ao serem criticadas por não tirarem boas notas! E isto gera um desvalor pessoal! (Você não vai conseguir é um fracasso!) E muitos têm buscado no trabalho provar para os outros que têm valor! E acabam escravos do trabalho e não conseguem uma satisfação plena, pois trabalham para mostrar que são capazes, querem provar que são alguém!

- Você já é valorizado por Deus e não precisa provar nada para ninguém !
Você é o melhor de Deus!

Tiago 1. 18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas
Você não precisa da aprovação dos outros!

Mateus 6. 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

- Deus Mostra o seu amor por nós
Você nunca conseguirá entender o quanto Deus te ama! Paulo fala que vai além do nosso entendimento. Não há coisa alguma que eu possa fazer para que Deus me ame mais do que ele já me ama ! Entender a graça de Deus!

Oro todos os dias, oro em línguas, falo dele todos os dias... tudo isso tem o seu valor, porém não são as nossas boas ações que nos dão o valor diante de Deus e sim o sangue do Cordeiro. Não há nada que eu faça de errado para ele me amar menos. A nossa justiça para ele é imundícia (Isaias 64.6). O amor de Deus não é condicional ele é incondicional!
Ele não pode negar a si mesmo, ainda que formos infiel ele permanece fiel!
Não é por isso que vamos pecar! O amor é tão grande que nos constrange!

2.Eu preciso encontrar contetamente no que eu já tenho

Eclesiastes 3. 13 e também que todo homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho é dom de Deus. Não seja pão-duro! Se você não gastar com você, ao se despedir desta vida não levará nada! Ficará para outros gastarem.

Provérbios 11. 24 Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se [empobrece]. Deus quer que você aproveite o que você já adquiriu!

Doença moderna - o desejo de adquirir, necessidade de consumo! Você vai numa livraria e compra uma série de livros, mas não lê e se acha sábio! Conclusão – não usufruiu aquilo que comprou! Há pessoas que têm seus bens, mas não aproveitam( casa de praia, sítio, guarda- roupa cheio...) Não sabe nem o que usar, mas continuam com o desejo de adquirir! Pessoas Obstinadas em ganhar mais e prisioneiras da insatisfação!

Provérbios v.27. 20 O Seol e o Abadom nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.
Qual é a sua motivação em adquirir riquezas, em conquistar mais? Uns querem bens para Impressionar os outros !

Eclesiastes 4. 4 Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja que o homem tem do seu próximo. Também isso é e vaidade e desejo vão!

Comprar o que não queremos só para impressionar pessoas! Vivemos para adquirir coisas e nenhumas destas coisas vão nos acompanhar! Você nunca viu um funeral com um caminhão de mudanças e bens!

3- Ter pouco e ficar sossegado
Não estou falando de se acomodar! Deus quer te dar muitas coisas, mas que elas não venham te escravizar!
Eclesiastes 4. 6 Melhor é um punhado com tranqüilidade do que ambas as mãos cheias com trabalho e vão desejo.

Eclesiastes 4. 7-8 Outra vez me volvi, e vi vaidade debaixo do sol. Há um que é só, não tendo parente; não tem filho nem irmão e, contudo, de todo o seu trabalho não há fim, nem os seus olhos se fartam de riquezas. E ele não pergunta: Para quem estou trabalhando e privando do bem a minha alma? Também isso é vaidade e enfadonha ocupação.

Ter e não saber para que é uma vida vazia! As melhores coisas da vida não são coisas!

A gente participa da vida de muitas pessoas, emoções marcantes, nascimento de filho, casamento, batismo e funeral! Nunca vi alguém que estivesse no fim da vida e e se arrependesse de não ter trabalhado mais, mas se arrepender de não ter gastado tempo com a família, amigos e filhos!
Nunca alguém que está morrendo pede seus diplomas! Ele pede a presença da família e amigos! Do que vale dedicar a vida inteira para o trabalho e não ter tempo para a família! Nenhum sucesso compensa o fracasso do lar! Do que vale ter amigos e não ter tempo com eles!

4-Eu preciso limitar minhas atividades!
Valorizar tempo – valorizar Deus e família
Um pregador estava no momento de oração e chegou a rainha da Inglaterra e seu mordomo foi avisar: - A rainha esta aí e ele disse não posso atendê-la fala para ela que estou falando com Jesus - Reis DOS REIS ! Quantas vezes, não valorizamos o tempo com Deus estamos orando e qualquer pessoa nos interrompe!


Tempo com a família
Eclesiastes 9. 9 Goza a vida com a [mulher] que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol.

Meu pai era pastor e tinha muitos filhos. A maioria se desviou e até eu mesmo na juventude. Creio na intercessão, pois minha mãe orava e ora pelos filhos até hoje! Todos voltaram para Jesus! Mas vejo algo de errado, meu pai se preocupava muito em fazer a obra do Senhor! Talvez, nunca perguntou para o Senhor da obra se tinha prioridades certas em sua vida!
Vejo este erro em muitos irmãos, talvez por ensino colocam a igreja em primeiro lugar, porém Deus é o primeiro lugar, a igreja vem depois da família! Pois para um líder, a condição de cuidar da igreja diz que primeiro ele deve governar bem sua própria casa!
Fui visitar um presídio e vi ali muitos filhos de crentes, que creio eu, não se preocuparam com a sua casa e o inimigo veio trazer destruição! É uma benção ter toda a família envolvida com o ministério, porém quando isso não acontece é preciso ter sabedoria!
Em primeiro Deus e em segundo a família! As outras coisas, sente com sua família e peça a ajuda a Deus, com certeza ELE vai te guiar!

Eclesiastes 10. 15 O trabalho do tolo o fatiga, de sorte que não sabe ir à cidade.

O trabalho sem descanso é fatigante! Trabalhar e não ter tempo para ir à cidade, ir aos cultos, sair com a família e amigos é tolice!

Qual seu dia de descanso?

Êxodo 20.9 - 10 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Observe o quanto Deus valoriza o descanso. O sábado pode ser qualquer dia para você descansar segunda, terça não importa!
O que importa é não ser escravo do trabalho! Vejamos se cumprimos o mandamento de Deus: Você mata, rouba, adultera, dá falso testemunho e você diz NÂO!!
E você descansa? NÂO!! Então, você está desobedecendo ao quarto mandamento!
O descanso é tão importante que esta nos mandamentos de Deus!
Não deixe o diabo te deixar cansado para você não ter disposição para servir ao Senhor com toda a tua força!
Marcos 2.27 - diz que o sábado foi feito por causa do homem! Deus tirou o povo da escravidão do Egito e deu o sábado para eles descansarem! Pois Faraó estava escravizando o homem com o trabalho para não adorar a Deus !




Jesus descansava!
O dia de folga é para revigorar o seu físico! Descanso ajuda a colocar o equilíbrio do corpo
Recreação, Lazer é importante! Tempo para cativar amizade! O que adianta ter amigo e não ter tempo! Seja como as formiguinhas, que são as mais trabalhadoras, mas não perdem nenhum piquenique.

Marcos 8. 36 Pois que aproveita ao homem ganhar o [mundo ]inteiro e perder a sua vida?

Precisamos mudar nossas prioridades, aprendendo com o Senhor que estabelece todas as coisas para que tenhamos uma vida em abundância!

5- Eu preciso desenvolver um relacionamento com Deus

Confie na orientação do teu pastor Jesus!
Salmo 23:1 – 3 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

O Senhor quer acabar com a agitação de nossas vidas, que nos deixa estressados e agitados!

A Palavra diz que ele quer nos levar a águas tranqüilas, ele nos faz descansar! Fazer é quase obrigar a descansar é assim que ele faz!

Ele quer dar o descanso para a tua alma, o refrigério! Quer levar o seu corpo para descansar em pastos verdejante em águas tranqüilas! Ele chama vinde todos que estam cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário