quarta-feira, 24 de junho de 2009

Barnabe o grande discipulador

Barnabé o grande discipulador

Atos 4:36, 37; 9:27; 13:1-7; 11:22-30; 15:35-39
Versículo para memorização - Atos 9:27ª
Barnabé certamente estava entre os setenta enviados pelo Senhor em Lucas 10:1-12. Concluímos isso a partir de dois fatos: primeiro, estava bem ligado aos apóstolos na época da conversão de Paulo (Atos 9:26 e 27). Segundo, tinha poderes apostólicos e participava com Paulo na operação de diversos milagres.
Há muito mais escrito sobre esse homem do que sobre a maioria dos apóstolos e seu ministério público provavelmente senão se assemelha ao ministério da maioria dos apóstolos, ultrapassa-os. Provavelmente, muito do que há registrado sobre ele tenha sido escrito por causa de sua forte ligação a Paulo.
Era um homem que gostava de ajudar
Vendeu suas terras e deu tudo o que recebeu ao Senhor. totalmente desprovidas. Quando
os apóstolos mostraram-se céticos e com preconceito Paulo
26 Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
Barnabé resolveu discipular Paulo
Atos 9.27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus.28 Assim andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo,
Paulo excluir marcos
João Marcos falhou miseravelmente com relação ao seu dever
Atos 13, 13 Tendo Paulo e seus companheiros navegado de Pafos, chegaram a Perge, na Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
Atos 15,37 Ora, Barnabé queria que levassem também a João, chamado Marcos.38 Mas a Paulo não parecia razoável que tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os tinha acompanhado no trabalho.
Barnabé não abondona
Atos 15, 39 E houve entre eles tal desavença que se separaram um do outro, e Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
Paulo solicita a marcos
II Timóteo 4: 11 só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.

pr Levi Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário